sábado, 4 de agosto de 2007

Tirem suas próprias conclusões...







Aqui postarei através de fotos alguns parâmetros físico-químicos (pH, condutividade e oxigênio dissolvido) do biótopo de Seropédica, que acredito possa ser util aos pesquisadores, onde ocorre a Leptolebias minimus. Apesar desta poça receber esgoto de algumas casas que ficam ao seu entorno, estes rivulídeos insistem em sobreviver. Curiosamente as ditas autoridades nada fazem quanto a preservação desta população que certamente em alguns anos não mais existirá.

Um comentário:

yoshiharu saito disse...

Não posso comentar sobre fauna ou flora de outro município que não o de Nova Iguaçu, mas o poder público municipal iguaçuano só pode intervir positivamente se os locais onde ocorrem espécies criticamente ameaçadas ou vulneráveis estiverem dentro dos limites de uma APA ou do "sistema de áreas verdes"(de acordo com o plano diretor participativo de 2007). A partir do levantamento faunístico exigido pela legislação(plano diretor/regimento interno)da APA/Sistema de áreas verdes é que o CODEMA poderá intervir.

Qualquer coisa me procura, pois fui nomeado conselheiro da APA Guandu-açu e APA Jaceruba. Até o fim do ano será publicado no D.O. minha nomeação para a APA Retiro, Tinguá, Rio D'ouro, Gericinó-Mendanha.

No art.140 está previsto que o executivo promoverá a atualiação da Lei nº3.129(Código de Meio Ambiente de Nova Iguaçu)para que haja uma sincronia com o CONAMA e Instituto Chico Mendes.

Mudaram também os instrumentos jurídicos aplicados nas macro-zonas de uso sustentável de acordo com a Convenção sobre Biodiversidade(Rio-92).

No dia 8 de agosto consegui fazer com que fosse inserido o art.144 Seção VI. Programa de meio ambiente, que obriga o legislativo municipal a elaborar legislação complementar á Federal na questão de biosegurança e organismos invasores exóticos. O alvo é claro para quem é do ramo - regulamentar e proteger quem vive de aquicultura em Nova Iguaçu. A partir do dia 19 de agosto corrente contar-se-á 360 dias para que o projeto de lei seja posto em votação. Vamos ver como fica o texto final.

É pedreira!!! Mas o caminho(acredito eu)é esse.

"A caneta sempre será a vencedora"